terça-feira, 14 de junho de 2011

Você sabe preparar um bom chá?

Sei que todo mundo sabe fazer chá, mas será que sabem fazer direito? Da forma de que além de gostoso seja saudável? Encontrei um livro aqui em casa de Medicina Alternativa que falava sobre as formas de fazer um bom chá, e resolvi postar aqui. 
"Raízes, talos e cascas demoram mais tempo para cozinhar que flores, folhas e ramos. Por essa razão, devem ser cozidas separadamente. À medida do possível, deve-se evitar preparar o chá em vasilhame de alumínio ou ferro. Durante o cozimento, os utensílios desprendem fragmentos que se misturam ao chá, alterando-lhe a composição. Utensílios esmaltados, de louca ou barro são os mais recomendávei. Depois de pronto, o chá deve ser armazenado em utensílios de vidro, de barro ou de louça. Não se deve preparar chá em grande quantidade e armazená-lo para utilização durante vários dias. Com o decorrer do tempo, pode haver fermentação. O ideal é preparar a porção necessária para consumo no mesmo dia. 
Existem várias maneiras de prepara chá:
Tisana - Acrescentar ervas à água fervente, tambar o vasilhame, e permitir a fervura por mais cinco minutos. Em seguida, desligar o fogo e aguardar alguns minutos antes de usar o chá. 
Infusão: Dispor as ervas no recipiente e despejar água fervente sobre elas. Tampar e deixar a infusão em repouso. Folhas e flores devem permanecer em repouso durante 10 minutos. Talos, raízes e cascas, durante 20 ou 30 minutos. 
Decocção: Despejar água fria sobre as ervas, e iniciar o cozimento. A fervura varia de 5 a 20 minutos. Flores, folhas tenras e brotos necessitam de no máximo 10 minutos. Partes mais firmes, como raízes, cascas e talos devem ser cortados em pedaços pequenos e postos a cozinhar durante 15 a 20 minutos. Após a fervura, o recipiente com o chá deve permanecer fechado durante alguns minutos. 
Maceração: As ervas devem ser postas de molho em água fria durante período varíavel entre 10 e 24 horas. Partes tenras como folhas, flores e brotos, ficam com 10 a 12 horas. Talos, cascas e raízes duros devem ser cortados em pedaços, e permanecer de molho durante 24 horas. Partes intermediárias devem ficar de molho entre 16 e 18 horas. Por não utilizar fervura, este método é mais vantajoso que os demais, pois mantém as substâncias terapêuticas das ervas inalteradas."
(Medicina Alternativa de A a Z- Carlos Nascimento Spethmann. 
Editora Natureza, 7ª edição. Pag. 56 e 57)





11 comentários:

  1. Blogueiros e blogueiras de plantão.
    Veja em exclusividade a super noticia.

    http://historiasdepamela.blogspot.com/2011/06/atencao-blogueiros-de-plantao.html

    Participe também dessa grande festa.
    #Espalhe para geral.

    ResponderExcluir
  2. Eu ODEIO chá e so sei fazer aqueles que mete limao, açicar e mais um monte de coisas amargas pra gripe! hdushdushudhsudhs Serve?!

    Primeira vez que eu passo por aqui e adorei!!

    Beijokas:*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir
  3. Eu andei ausente pois meu blog estava com problemas,não estava conseguindo mandar comentarios nem fazer login,mas estou de volta,eu estava com saudade do seu cantinho,de lindas e sabias palavras,mas agora que voltei não vo me afasta mais. Deixo a ti esta linda frase: Que a nossa amizade não seja como a lua que apesar de linda às vezes muda de fase, mas que seja como o céu que apesar de lindo é infinito... Tenha um exelente feriadão!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o post. Não gosto de chás, quer dizer, só gelado mesmo rs. Mas é interessante.
    Estou seguindo, beijos.
    http://devaneiosdecaneca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. E eu achava que era só por uma xícara com água no microondas por 1 minuto e depois colocar o saquinho. XD
    Bem legal, gostei do blog e estou seguindo. ^^"


    http://caixinha-de-tudo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. eu amo chá! mas depois q li o post eu acho q nunca fiz da maneira certa!
    adorei a dica! to seguindo!
    Beijos*
    http://www.marcellagiroldo.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, eu faço totalmente errado HAHUAHUHUA
    adorei! agora no inverno nao tem nada melhor que um bom chá pra aquecer!

    beijao

    Das meninices da vida

    ResponderExcluir
  8. ooi amor, eu tinha excluido meu blog mais fiz outro e já estou te seguindo me segue de volta?
    http://candypimenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. nossa, como tem coisa pra fazer '-'
    sahushauh geralmente eu não faço chá, quem faz é minha mãe, mas quando eu resolver fazer eu irei seguir essas dicas *-*

    ResponderExcluir
  10. adoro chá, adoro... uma vez num enterro de uma Pai de amigo fui ao cemitério pra dar apoio a família coisa que geralmente não faço,pois tenho aversão a cemitérios... então o velhinho lá deitadinho no cachão e fui com este amigo na lanchonete, fiquei morrendo de nojo pois imaginei que as moscas pousavam nos defuntos e depois nas paradas que tinham pra vender... então foi isso, tava um calor de matar e lá só tinha aquele mate de latinha sabe?! aí eu fiz uma cara feia e o cara falou assim ''vou fazerr pra vc o melhor mate da sua vida'' abriu o mate despejou no liquitificador ,pos gelo e espremeu limão e depois bateu com um pouco mais de açucar, não acreditei no sabor... até hoje me lembro do cemiterio por causa do chá...hehehe macabro né... adorei sua visita aquele cara é nojento mesmo...até mais

    ResponderExcluir
  11. nossa. nunca ia imaginar que é bom fazer chá em panela de metal. dificil ter uma panela que nao seja assim xD se solta coisinhas com o chá será que solta em oturas comidas? :O
    xiii..
    nham nham chá é muito bom :3
    gosto de boldo [acostumei a tomar por causa do estômago ruim].

    post bacana! :D

    :*

    ResponderExcluir

O Que você achou do post? Comente XD