terça-feira, 26 de abril de 2011

- Ovos de Páscoa


Bem, a Páscoa passou, e eu resolvi falar sobre o ovo de Páscoa. Acho que todos já devem ter se perguntando: Se o coelho não bota ovo por ser mamífero, de onde surgiu o ovo de Páscoa? 
Tudo começou na Idade Média, onde os povos pagãos comemoravam Ostera, a deusa da primavera, que era simbolizada por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, representante da fertilidade, pulando ao redor de seus pés. Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa, onde é celebrada a ressurreição de Cristo. Naquela época os ovos não eram comestíveis (todos dizem: aaaah =/), eram geralmente ovos de galinha enfeitados com imagens religiosas. Apenas no século XVIII que os confeiteiros franceses tiveram a idéia de fazer ovos com chocolate (viva os confeiteiros franceses!! #taparey), que naquela época era uma iguaria recém-descoberta da América, que tinha surgido na região do golfo do México, onde a civilização Maia e Asteca usavam o chocolate como moeda (se eu tivesse nascido em uma civilização Maia ou Asteca eu nunca teria dinheiro, comeria as moedas O_O). A imagem do coelho apareceu na mesma época, sendo associada à criação por causa da sua grande facilidade de procriação.
Está explicada a confusão do ovo de Páscoa ser associado a um coelho –q (ou não neah?).

P.S. Hey candys, espero que vocês tenham ganhado muitos ovos de páscoa (que em uma hora dessas já devem ter sido devorados, certo?). Enfim, feliz páscoa bem atrasada.
Beijos lambuzados de marshmellows



Um comentário:

O Que você achou do post? Comente XD